Superstição

Sexta-feira 13: sorte ou azar? Entenda o significado da data

Muitos costumam vincular a data a um dia de falta de sorte

Gato preto é associado a azar, entretanto, é mito
Gato preto é associado a azar, entretanto, é mito |  Foto: Arquivo - Enfoco
 

O ano mal começou, e já temos uma sexta-feira 13, uma data que para alguns supersticiosos significa azar.  Mas por quê? A superstição de que numa sexta -feira13 não se pode nem pensar em quebrar um espelho ou passar debaixo de escadas, possui algumas explicações. 

Leia + Confira filmes de terror para maratonar na 'Sexta-feira 13' 

Segundo as tradições da Igreja Católica, o número 13 está associado à morte de Jesus Cristo porque a última Ceia foi em uma quinta-feira antes da crucificação, junto com seus 12 discípulos, somando 13 pessoas na última refeição. 

Já na Mitologia, a história vem de origem nórdica na qual se conta que o Odin, o Deus mais poderoso de todos, realizou um banquete com 12 divindades, deixando o Deus da discórdia e do fogo, Loki, de fora da comemoração, o que o deixou enfurecido. Com isso, Loki matou um dos convidados.

Mas também existe outra história da mitologia que envolve o número 13, entretanto as coisas também não terminam nada bem. 

A Igreja Católica teria demonizado a deusa da fertilidade Frigga, esposa de Odin, para forçar os bárbaros, que invadiram a Europa no período medieval, a se converterem. Com isso, Frigga reuniu com o demônio e mais 11 bruxas e saíam todas as sextas-feiras para jogar pragas contra a humanidade. 

Na História, também existe uma versão para sexta-feira 13 ser considerada de azar. Acontece que o Rei Felipe IV se sentiu ameaçado pela Igreja na França e tentou se filiar à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, embora ele tenha sido recusado. 

Enfurecido por ter sido rejeitado, o Rei ordenou que se perseguissem os Cavaleiros Templários em uma sexta-feira 13, em outubro de 1307.

Em 1907, a superstição foi reforçada por Thomas Lawson, que publicou o "Sexta-feira 13", que foi a inspiração para a franquia dos filmes protagonizados pelo serial Killer Jason Voorhees, que atacava suas vítimas nas sextas 13.

Mas não é só azar, de acordo com a numerologia. O número 13 é algo bom. Pois o número 1 significa independência e coragem para novos projetos e caminhos. Já o número 3 simboliza otimismo, entusiasmo, comunicação e leveza para lidar com os desafios da vida. A soma dos dois é 4, que para a teoria representa estabilidade e concretização de sonhos. 

Um mito que as pessoas devem abolir é em relação ao gato preto, uma vez que o animal é considerado um símbolo do azar. Mas isso é apenas mito, pois a cor do animal não representa maldade ou azar nenhum. 

< Bebê de 1 ano morre afogado no Norte Fluminense Jogador do Manchester City é inocentado de acusações de estupro <